Musicoquê?
- Ana Carolina Steinkopf
- 28 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Quantas vezes você já precisou repetir o que é musicoterapia? Quantas vezes já perguntaram se você poderia tocar uma música para relaxar? Quantas vezes você precisou buscar exemplos práticos para dizer o que é musicoterapia?
Eu te entendo, estamos juntos, comigo também acontece a mesma coisa! Acredito que já vem no pacote: Ser musicoterapeuta é: responder o que é musicoterapia quase todos os dias rsrs
Aqui eu quero trazer algumas definições e dicas para você responder essa pergunta de maneiras diferentes, de forma objetiva, mas sem perder a essência do que é a musicoterapia.
Afinal, o que é musicoterapia?
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy)
“A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”
Também temos a definição de musicoterapia segundo a União Brasileira de Musicoterapia (UBAM):
“Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utiliza(UBAM) que está dividida em três eixos: disciplina, prática e profissão.terapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.
O musicoterapeuta é o profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras”.
No dia a dia é um pouco complicado citar a definição de musicoterapia segundo a Federação Mundial de Musicoterapia ou da União Brasileira de Musicoterapia principalmente pensando que o nosso público é diverso e precisamos fazer adaptações para que as pessoas entendam.
Quero dar três dicas para você pensar na hora que for responder o que é musicoterapia:
Percepção
Envolvimento
Paixão
Percepção é o que nós utilizamos para entender com quem estamos falando, quem é a pessoa que quer saber o que é musicoterapia? Ao perceber com quem estamos falando também percebemos qual a necessidade da pessoa e como podemos dar a melhor explicação.
Para treinar a percepção e a forma de resposta pense em responder "O que é musicoterapia" para as seguintes pessoas: Enzo (6 anos), Letícia (19 anos e está decidindo o que vai estudar na universidade) e o João (70 anos).
Envolvimento acontece quando você traz exemplos práticos do que é musicoterapia e como atua um musicoterapeuta, ao fazer isso você ajuda a pessoa a se envolver e entender melhor o que você está falando. Fale da sua formação, dos campos de atuação e o campo que você escolheu pra você atuar. Ao trazer exemplo do seu paciente lembre-se da ética profissional e o sigilo, bom senso é sempre bom!!
Nelson Rodrigues já dizia que "Sem paixão não dá pra chupar um picolé". Quando você fala sem paixão você está apenas repetindo definições e o ouvinte acaba percebendo isso de forma vazia, se você escolheu musicoterapia como sua profissão faça dela a sua paixão. Fale com intensidade, com respeito e com admiração sobre a sua profissão.
Todas essas dicas são importantes, mas não se esqueça da essência da musicoterapia: utilização da música com objetivos terapêuticos, suas potencialidades, ética, e um processo musicoterapêutico responsável por um profissional musicoterapeuta graduado ou especializado. Cada abordagem e aplicação terá uma definição direcionada e você pode conferir isso no livro Definindo Musicoterapia do musicoterapeuta Kenneth E. Bruscia.
Ainda está com dúvida sobre como falar sobre a musicoterapia? Aqui você pode ver um papo bem dinâmico sobre esse assunto que aconteceu no dia 20 de julho, toda segunda temos uma roda de conversa sobre Musicoterapia & Empreendedorismo, se você quiser participar pode mandar uma mensagem que vamos te encaminhar o link.
Abraços
Carol Steinkopf
Musicoterapia & Empreendedorismo
Compartilhar, aprender e empreender.
Referência: UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/.
Comments